Quando a Bíblia diz que Jesus era o “Primogênito” quer dizer “Primeiro”. E só há primeiro onde há segundo, terceiro e sucessivamente.
Como José e Maria eram legalmente casados, após o nascimento de Jesus, o “Primogênito”, eles iniciaram as suas atividades matrimoniais normais, leia Mateus (1: 25). Assim, eles tiveram muitos filhos. De maneira que Jesus tinha quatro irmãos e algumas irmãs biológicos, a saber:
- Tiago, não o apóstolo que morreu bem sedo ao fio da espada (Atos 12:1-2);
- José;
- Judas (não o Iscariotes);
- Simão (mas, não o Pedro);
- E algumas irmãs, leia: Marcos (6:3); Mateus (13: 55); João (2: 12).
Mas, estes irmãos de Jesus não eram cristãos antes da Morte do Senhor, eles não acreditavam no Salvador (João 7:5). De maneira que a família de Jesus nem sempre participava dos seus trabalhos. Leia “E, falando Ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe” (Mateus 12: 46; Lucas 8: 19; Marcos 3: 32).
Mas, graças a Deus que todos eles converteram-se ao Evangelho com a Ressurreição de seu Irmão Primogênito, Jesus. E tanto Tiago, como Judas foram fazer a Obra de Deus.
Tiago foi pastorear a igreja mãe em Jerusalém Gálatas 1: 19; e Judas saía viajando (evangelizando e fundando igrejas) assim como Paulo (1ª Coríntios 9: 5).
Alguém chega até dizer que esses irmãos eram “primos”. Mas vamos pensar como pessoas adultas e lúcidas: Em todas as passagens a Bíblia diz “irmão” e não “primo” Mas se era primos, por que então eles estavam o tempo todo com Maria? Impedindo-a de até participar dos cultos de Cristo?
Quando é primo a Bíblia diz primo leia: E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril (Lucas 1: 36).
Dr. João Domingos Soares de Oliveira, publicado 06 de dezembro de 2018