PARA BACHARELADO EM TEOLOGIA CLIQUE AQUI
PARA GRADUAÇÃO E PÓS CLIQUE AQUI
Nós já estudamos sobre o Tribunal de Cristo, o primeiro julgamento bíblico, ou o julgamento da Igreja. Agora estudaremos o segundo julgamento bíblico, o Julgamento das Nações. Leiamos o texto bíblico correspondente: "Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra. Ajuntai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos (ó SENHOR), faz descer ali os teus fortes! Movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do SENHOR está perto no vale da Decisão" (Jl 3: 2, 11,12,). Jesus Cristo revelou, em Mateus (25), que na sua Gloriosa Vinda, com todos os santos anjos, as nações reunidas diante dEle.
- A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO
Deus é esterno, portanto, infinito, e o ser humano é limitado e finito, por essa causa, sempre antes de um Julgamento Divino, é preciso haver uma grande ressurreição. Exemplos: Antes do Tribunal de Cristo, julgamento da Igreja, haverá uma muito grande Ressurreição (1ª Ts 4: 13 – 15). E antes do Juízo Final haverá a maior Ressurreição da história (Ap 20: 11 – 15). Portanto, antes do Julgamento das Nações, há uma grande ressurreição, denominada, Primeira Ressurreição (Ap 20: 4 – 6). Ela acontecerá depois da Grande Tribulação (Dn 12: 1; Ap 20: 3. 4).
Esta Ressurreição é relativa ao povo da Aliança com Deus no Antigo Testamento. E como a Grande Tribulação é a Septuagésima Semana de Daniel, portanto, os últimos sete anos do Antigo Testamento que estava faltando, quem morrer nessa época, por amor a Cristo e sua Palavra, também serão ressuscitados (Ap 20: 4).
Dois grupos de pessoas serão ressuscitados na Primeira, a saber: Todos os israelitas, salvos, ou não (Dn 12: 2); E os santos da Tribulação – Estes são como o próprio nome já diz: santos, isto quer dizer que só são salvos (Ap 20: 4 – 6).
Confira: “E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levante pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angustia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.” “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.
- AS PESSOAS JULGADAS
Todavia, Cristo é o Supremo Juiz, que se assentará em Seu Trono de Glória (Mt 25: 31). E os anjos reunirão todas as nações diante dEle (Mt 25: 32). E no Julgamento das Nações, os grupos serão divididos assim:
- A nação de Israel – É por isso que todos eles precisam ressuscitar. Os Israelitas são chamados de, os irmãos (Mt 25: 40). A Nação Santa receberá o seu galardão (terra) segundo as suas obras. São os israelitas que vão distribuir as terras no planeta aos santos da tribulação.
- As pessoas ovelhas dentre todas as nações (os justos) ficarão à Direita do Senhor (Mt 25: 32, 33).
- E as pessoas bodes dentre as nações (os ímpios) à esquerdas.
Os justos irão para a vida eterna; os ímpios para o castigo eterno. (Mt 25: 31-46).
Estarão ali, também, as nações que não se aliaram ao Anticristo e que sempre reconheceram Israel como a herança de Deus. A essência desse juízo é o julgamento dos opressores do povo judeu. (Confira: Jl 3: 2; Gn 13: 3; Zc 12: 3).
- A LEGISLAÇÃO DO JULGAMENTO ISRAELITA
Mas por que, somente, os israelitas irão ressuscitar nesta ressurreição? Ora! É porque foi para eles que Deus prometeu a terra. Vejam:
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. (Sl 37:9);
Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. (Sl 37: 11);
Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. (Sl 37:22);
Confia no Senhor e faz o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. (Sl 37:3);
Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados. (Pv 2:21,22);
Todas as prosperidades viriam sobre os israelitas, caso, eles não servissem e nem adorassem os deuses. (Dt 28: 1 -14).
Então, toda a descendência de Abrão, de Isaque e de Jacó, precisa se apresentar de ante de Deus, para prestar contas. A terra consiste nos galardões dos israelitas, conforme forem as suas obras, assim será a sua porção de terra. De maneira que as terras dos gentios serão distribuídas pelos israelitas. E eles vão pagar o imposto mundial a Nação Santa, Israel (Is 2: 2,3).
Esse julgamento em Mateus (25: 31-46) objetiva selecionar as nações que ingressarão no Milênio, ou seja, as que farão parte no Reino Milenar de Cristo. Vejam: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mat 25: 34).
OLIVEIRA, Dr. João Domingos Soares de, JDSO, Educação em Primeiro Lugar, O Julgamento das Nações, postado dia 18 de dezembro de 2015, disponível em: